1- Observar o cartoon e identificar as personagens (atividade de grupo)
Documento 1: João Abel Manta, "MFA. Campanha de dinamização cultural. Muito prazer em conhecer vocelências", Movimento – Boletim Informativo das Forças Armadas, nº4, 12 Novembro 1974.
Em grupo, pedir aos alunos para identificarem as personagens do cartoon, a sua profissão e o seu nome quando for possível.
Pistas para as respostas: Uma família portuguesa rural; um militar do MFA; artistas e científicos (1. Sócrates; 2. Albert Einstein; 3. Ludwig van Beethoven; 4. Orson Wells; 5. William Shakespeare; 6. Pablo Picasso; 7. Franz Kafka; 8. Karl Marx; 9. Leon Tolstoi; 10. Luís de Camões; 11. ?; 12. Charlie Chaplin; 13. Charles Darwin; 14. René Descartes; 15. Leonardo da Vinci; 16. Sigmund Freud; 17. Louis Armstrong; 18. Galileu Galilei; 19. Voltaire).
Correção coletiva e hipotese sobre os objetivos das Campanhas de Dinamização Cultural.
2- Relacionar as Campanhas de dinamização cultural do MFA com o estado da educação no Portugal de 1974
Documento 2: PORData – Base de Dados Portugal Contemporâneo, “Taxa de analfabetismo segundo os Censos: total e por sexo”.
Em 1970: Total: 25,7%, Masculino: 19,7%, Feminino: 31,0%
Documento 3: Conferência de imprensa da Comissão de dinamização cultural. Movimento – Boletim Informativo das Forças Armadas, nº4, 12 Novembro 1974.
“Considera-se que esta situação de subdesenvolvimento cultural impede a necessária evolução do País nos caminhos da Democracia, do aumento de produtividade e da justiça social”.
“Como modo de atuação utilizar-se-á um filme, teatro, ou qualquer outro meio de animação cultural que motive a população”.
3- Em grupo, fazer hipóteses de atividades prioritárias para estas Campanhas de dinamização (a partir do que sabe da situação da população no fim do Estado Novo).
Documento 4: Comunicado, 5ª Divisão do EMGFA, "Programa de Dinamização Cultural. Planeamento de Acção", sem data.